A dança cigana e praticada tanto por mulheres, como por homens. É hoje uma mistura da danças de vários povos (espanhóis, árabes, hindus, russos, eslavos, etc.), com os quais os ciganos tiveram contato, somados aos seus próprios elementos de bailado. A dança foi aperfeiçoando-se e ganhando mais e mais elementos, adquirindo assim um caráter único e incomparável.
Dentro do bailado cigano é priorizada tanto a feminilidade das mulheres, como a masculinidade dos homens, dentro de cada estilo musical de acordo com a sua procedência. É também um estímulo à sensibilidade, já que, o cigano dança expondo as suas emoções e sentimentos, expressando-os através de seus passos e ritmos, mais, no entanto, é importante lembrar que a dança cigana pode ser praticada por adultos, crianças ou idosos, já que facilmente adapta-se aos critérios de seus praticantes. Em seu bailado ela e capaz de transmitir à beleza, a alma, a alegria da contagiante arte dos ciganos, mas não podemos deixar de lado também, que tecnicamente proporciona condicionamento cardiovascular.
Relaxa, fortalece, alonga e socializa, pois muitas das danças são realizadas em grupo. Fornece assim aos seus praticantes uma forma agradável de equilíbrio entre o corpo e a mente, aliando a atividade física ao trabalho positivo das emoções e da sensibilidade. Além da beleza da arte da dança cigana que, por si só, já é grandiosa.
Os Instrumentos na Dança Cigana
Em se tratando de dança cigana podemos observar o uso da vários instrumentos agregados ao bailado., variando de acordo com a procedência deste mesmo bailado. Estes instrumentos podem ter um caráter ritualístico ou não dentro da cultura cigana, representando sim, uma mensagem a ser passada seja ela emocional ou mística. Os mais comuns instrumentos que encontramos são:
- Cesto
- Tacho
- Véu
- Lenço
- Flores
- Pandeiros
- Espadas
- Punhais
- Xale
- Leques
- Incensos
CONTATE GRUPO AMOR GITANO
ou mande e-mail para
Nenhum comentário:
Postar um comentário