No ano de 2018, resolvi consagrar meu ano ao Orixá Exú, estive presente na Bienal do Livro para o Lançamento do Livro do Escritor e Sacerdote de Umbanda Sagrada, Alexandre Cumino, sou uma estudiosa do Figura Mítica de Exú, pesquiso essa relação de demonização que o demônio, o capiroto, o diabo, o coisa ruim, e todos os adjetivos e pejorativos que envolvem a figura arquetípica do Comunicador, trazem ao mundo contemporâneo.
Pesquisar a relação que a demonização da figura mitológica Africana, causa na sociedade brasileira me levam a pensar e refletir sobre o preconceito que as religiões afro-ameríndias ainda evocam no Brasil.
Falar de Exú, de religião de Matriz, de preconceito, de Terreiros, de povo de Santo, sempre será um dos motes das minhas pesquisas de corpo. Estudo a movimentação dos Sagrados Orixás, buscando através do estudo da movimentação corpórea um mote baseado no eixo vertical do corpo.
Este vídeo foi feito na Sede do CAPS, Região do Grajaú, um trabalho Registrado pela Atriz Dora Medina, uma trabalho de estudo performático tendo como eixo de pesquisa a figura mítica do Orixá Exú, a música usada para este feito é uma composição da Juçara Marçal e do MC Criolo, agradecer ao Povo de Chão por me permitir estudar o eixo vórtice corpóreo que permite ao ator, a atriz e todo o povo que estuda a dança como pesquisa de saúde, como principal instrumento de expressão artística.
Autora: Priscila de Fátima Jerônimo
Nenhum comentário:
Postar um comentário